Sobre a Revista
Breve Histórico
- O periódico BrJP foi fundado em 1999 com o título inicial Revista Dor. O BrJP é o periódico científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) – capítulo brasileiro da International Association for the Study of Pain (IASP) – com o objetivo precípuo de ser um órgão para a divulgação de artigos originais, revisão e relatos de casos que versem sobre o estudo da dor aguda ou crônica em seres humanos e em animais, de autores nacionais e estrangeiros, sócios ou não da SBED. Tem como missão divulgar avanços científicos na área do tratamento e estudo da dor. Por seu formato de publicação bilíngue (inglês e português), em 2018, optou-se por alterar o nome do periódico para BrJP.
Acesso Aberto
- A BrJP é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição.
- Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Os usuários devem citar a fonte da informação com a referência da publicação na BrJP.
Conformidade com a Ciência Aberta
- Este periódico segue o modelo Open Science Green.
- Os autores devem preencher e submeter junto ao manuscrito o formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta. Neste formulário os autores são solicitados a informar: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.
Link para o formulário de conformidade com a Ciência Aberta
Ética na Publicação
- O periódico BrJP adota os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics – COPE.
- As alegações de má conduta antes e após a publicação são direcionadas ao periódico e ao editor-chefe e podem gerar: remoção do autor, pedido de retratação por má conduta ética, entre outros.
- Os autores são obrigados a mencionar a contribuição de cada um na página de título baseada na declaração de autoria conforme a Contributor Roles Taxonomy (CRediT).
- Reclamações e recursos devem ser enviados para o periódico, editor-chefe, conselho editorial ou à SBED, sociedade científica responsável pela publicação do BrJP.
- Conflitos de interesses de cada um dos autores, editores e revisores/pareceristas deve estar obrigatoriamente apresentado no artigo. A ausência da indicação pode envolver recursos e necessidade de retratação por parte dos envolvidos.
- Dados e reprodutibilidade: o BrJP encoraja o uso de diretrizes de relato e registro de ensaios clínicos e outros e publicação e disponibilidade de dados brutos da pesquisa publicada no periódico.
- Estudos clínicos com humanos e com animais devem ter aprovação de um comitê de ética reconhecido. Sugere-se a Plataforma Brasil do Conselho Nacional de Saúde
- O BrJP não aceita plágio ou similares. Considera a publicação duplicada ou fragmentada da mesma pesquisa uma infração ética e é cuidadoso no uso de mecanismos para encontrar semelhanças de texto e detectar plágio. Para verificar a originalidade, antes de seguir para avaliação dos pares o artigo será verificado pelo serviço de detecção de originalidade pelo software iThenticate. Embora os editores façam todos os esforços para garantir a validade dos manuscritos publicados, a responsabilidade final recai sobre os autores, não sobre o BrJP, seus editores ou revisores, exigindo retratação dos autores e podendo o artigo ser retirado do BrJP em caso de confirmação posterior de plágio ou má conduta.
- Discussões e correções pós-publicação são permitidas por meio de cartas ao editor, permitindo debate, correção, revisão e retratação de artigos após a publicação.
Foco e Escopo
-
O objetivo principal do periódico BrJP é a publicação de resultados de pesquisas originais sobre o tratamento da dor e sobre a compreensão da dor aguda, dor crônica, educação em dor, bioética, dor em seres humanos e dor em animais. Com ênfase multidisciplinar, o BrJP publica resultados de pesquisas de diversas áreas da saúde e áreas correlatas ao estudo e tratamento da dor.
- Áreas de interesse: Dor aguda, Dor crônica, Educação em dor, Tratamento da dor, Bioética, Medicina, dor em seres humanos, dor em animais.
- O BrJP adota a licença Creative Commons CC BY: "Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.” (Fonte: CC/Brasil).
- Não há cobrança aos autores para submissão nem para processamento dos artigos (APC).
- A partir de janeiro de 2024 a BrJP passará a publicar sob a modalidade de publicação contínua.
Preservação Digital
- Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Fontes de Indexação
BASE DE DADOS
DIRETÓRIOS/PORTAIS
Ficha Bibliográfica
- Título do periódico: Brazilian Journal of Pain
- Título abreviado: BrJP
- Publicação de: Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
- Periodicidade 2023: Trimestral
- Periodicidade 2024: Anual
- Modalidade de publicação 2024: Publicação Contínua
- Ano de criação do periódico: 1999
Websites e Mídias Sociais
- Home page: www.brjp.org.br
-
Instagram: @brjp_sbed
-
X. (Twitter): @brjp_sbed