Brazilian Journal of Pain
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Review Article

Virtual reality and digital technologies for pain management: scope review

Realidade virtual e tecnologias digitais para o manejo da dor: revisão de escopo

Larissa Carlos Suzart; Suiane Costa Ferreira

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Abstract

BACKGROUND AND OBJECTIVES: Pain management is admittedly complex, and many efforts have been made to develop new non-pharmacological therapies, including the application of digital technologies in the care process, but there are still some gaps as to which digital technologies can contribute to non-pharmacological pain management and how they can do this. The aim of this study was to map out in scientific literature how digital technologies (virtual reality, augmented reality, apps and digital games) can be used to contribute to pain management.

CONTENTS: The scoping review of the literature was carried out in April 2023 on the portals and/or databases SCOPUS, Web of Science, LILACS, the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES) and the National Library of Medicine (Pubmed), and was updated in April 2024, in English, Portuguese and Spanish; the search period was between April and May 2023; research terms adopted: “Virtual Reality” AND “Pain”; “Augmented Reality” AND “Pain”; “Digital Game” AND “Pain”; “App” AND “Pain”, and their variations in English and Spanish. Two hundred of the 2437 scientific articles found were included in this research. The analysis of these studies showed virtual reality to be the most widely used technology for pain management, due to its immersive properties, which favor cognitive distraction during its use, consequently reducing the need for pharmacological approaches.

CONCLUSION: According to this scoping review, digital technologies have the potential to facilitate cognitive distraction and reduce the risks of overuse of analgesics, with virtual reality being the most prominent technology in various contexts for pain management due to the integration of the senses and greater capture of attention, thus transcending the environmental stress associated with pain sensations. This research has provided a perspective for updating health care, considering that, through digital technologies, pain can be managed with low-complexity strategies and in different age groups.

Keywords

 Digital health technology; Pain management; Pain measurement; Pain perception

Resumo

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O manejo da dor é reconhecidamente complexo e muitos esforços têm sido empregados para que novas terapias não farmacológicas sejam desenvolvidas, dentre esses a aplicação das tecnologias digitais no processo de cuidar, mas permanecem algumas lacunas sobre quais as tecnologias digitais que podem contribuir para o manejo não farmacológico da dor e como elas podem fazer isso. O objetivo deste estudo foi mapear na literatura científica como as tecnologias digitais (realidade virtual, realidade aumentada, aplicativos e jogos digitais) podem ser utilizadas para contribuir com o manejo da dor.

CONTEÚDO: A revisão de escopo da literatura foi realizada em abril de 2023 nos portais e/ou bases de dados: SCOPUS, Web of Science, LILACS, portal de periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e National Library of Medicine (Pubmed), e foi atualizada em abril de 2024, nos idiomas inglês, português e espanhol; o período de busca se deu entre abril e maio de 2023; termos de investigação adotados: “Realidade virtual” E “Dor”; “Realidade aumentada” E “Dor”; “Jogo Digital” E “Dor”; “Aplicativo” E “Dor”, e suas variações em língua inglesa e espanhola. Duzentos, dos 2437 artigos científicos encontrados, foram incluídos nesta pesquisa. A análise desses estudos evidenciou a realidade virtual como a tecnologia mais utilizada para o manejo da dor, frente às suas propriedades imersivas, que favorecem a distração cognitiva durante a sua utilização, consequentemente reduzindo a necessidade de abordagens farmacológicas.

CONCLUSÃO: De acordo com esta revisão de escopo, as tecnologias digitais têm potencial para facilitar a distração cognitiva e reduzir riscos do uso excessivo de analgésicos, sendo a realidade virtual a tecnologia mais proeminente nos diversos contextos para controle da dor devido à integração dos sentidos e maior captação de atenções, transcendendo assim o estresse ambiental associado às sensações álgicas. Esta pesquisa proporcionou uma perspectiva de atualização em saúde, considerando que, por meio de tecnologias digitais, a dor pode ser também manejada com estratégias de baixa complexidade e em diferentes faixas etárias.

Palavras-chave

Manejo da dor; Medição da dor; Percepção da dor; Tecnologia digital para saúde

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Submitted date:
09/13/2024

Accepted date:
04/07/2025

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